quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Minha impressão sobre o livro "A Invenção de Hugo Cabret" do autor Brian Selznick

A Invenção de Hugo Cabret


A história
Esse livro conta a história de um garoto chamado Hugo Cabret que vive escondido entre os relógios da estação ferroviária de Paris. Depois que seu pai morreu em um incêndio no museu onde trabalhava, Hugo passou a viver com o tio, cuidando dos relógios da estação. Um tempo depois, o tio do garoto o abandonou e assim Hugo devia arrumar os relógios sozinho sem que o inspetor da estação percebesse que seu tio havia ido embora. Para conseguir sobreviver, Hugo roubava comida dos estabelecimentos próximos a ele e tentava se manter invisível, pois não queria ser descoberto pelo inspetor. O pai de Hugo, antes de morrer, trabalhava num projeto de homem mecânico, mas não conseguiu terminá-lo devido ao incêndio que ocorreu no museu, porém Hugo havia conseguido recuperar o projeto diante das cinzas do local e desde então dedicava sua vida àquele projeto. Ele acreditava que o homem mecânico produziria uma mensagem vinda de seu pai e que aquilo poderia mudar a sua vida. O garotinho de 12 anos arruma muitas confusões ao decorrer da história e conhece Georges, o dono da loja de brinquedos da estação, sua afilhada Isabelle e outras pessoas que poderão ajudá-lo e que, de um modo estranho, também estão envolvidas nessa aventura.
Meu ponto de vista
O livro tem um enredo muito bem elaborado e é ótimo para todas as pessoas que gostam de ler histórias de aventura. Na minha opinião, o autor quis fazer uma descrição muito complexa de todos os elementos da história e conseguiu, pois quando eu li, consegui imaginar todos os cenários, personagens e todas as outras informações. De todos os livros que eu li, “A Invenção de Hugo Cabret” foi um dos que eu mais gostei. Um dos motivos da minha aprovação foi o enredo e a linguagem complexa, pois eu adoro aprimorar a minha escrita, assim podendo ter uma grafia correta e também saber o significado de várias palavras complicadas. Esse é um dos benefícios da leitura, a melhora da escrita e a variação no gosto para livros.
O livro
O livro “A Invenção de Hugo Cabret” foi publicado em janeiro de 2007 por Brian Selznick, um autor americano, e o gênero é de ficção. A principal inspiração da história é o diretor de cinema Georges Méliès e seus filmes. O livro, como muitos outros, também virou filme e será lançado no Brasil no dia 20 de janeiro de 2012, porém já foi para as telas de cinema nos Estados Unidos no dia 23 de novembro de 2011 em 3D pela Paramount Pics. Ao ler, é descoberta uma curiosidade sobre o livro e o leitor também consegue imaginar todos os elementos presentes na história e participar da aventura de Hugo Cabret.
Arte
A arte do livro é simples, porém curiosa. Na capa, há um círculo com engrenagens que, na minha opinião, são as peças dos relógios com quais Hugo trabalhava e no fundo da imagem, a cidade de Paris é iluminada pela lua. Na contra-capa há um desenho de Hugo Cabret, junto de uma síntese muito bem elaborada da história. O conteúdo do livro foi impresso num material também muito simples, porém fácil de lidar. No meio da leitura, há exatamente 158 desenhos e fotos sobre o assunto do qual o livro se trata e são todas em preto-e-branco.
Divulgação
Para divulgar a história do livro que virou filme, foram lançados vários pôsteres com os personagens da história. Todos eles são muito criativos, chamativos e não abandonam o contexto da história. Todas as fotos de divulgação contém algo muito além do que se esperava do livro, as características dos personagens são descritas como no enredo e os cenários também não fugiram das descrições da história escrita.

 

Elaborado pela aluna Mayara Diogo Stanguerlin da 7ªC. Supervisionado pela Profª Iracinda Zanon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário